Tributo a Rita Lee | O adeus da mutante

    


    Rita Lee foi sem dúvidas uma das maiores artistas da música brasileira, com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e diversos estilos, do rock à MPB, passando pelo pop e pela psicodelia. Neste post, vamos prestar um tributo a essa cantora, compositora e instrumentista que marcou gerações com suas letras irreverentes, sua voz marcante e sua personalidade única. Vamos relembrar cinco de suas músicas inesquecíveis, que mostram um pouco da sua versatilidade e do seu talento. Acompanhe!


1. Ovelha Negra (1975)

Uma das canções mais famosas de Rita Lee, Ovelha Negra fala sobre a rebeldia e a liberdade de ser diferente em uma sociedade conservadora. A música foi lançada no álbum Fruto Proibido, da banda Rita Lee & Tutti Frutti, e se tornou um hino para os jovens que se sentiam excluídos ou incompreendidos. Com uma melodia simples e um refrão pegajoso, Ovelha Negra é um clássico do rock nacional. Confira o vídeo:


2. Lança Perfume (1980)

Outro sucesso absoluto de Rita Lee, Lança Perfume é uma música que mistura elementos do pop, do disco e do samba, criando uma sonoridade contagiante e dançante. A letra faz referência ao lança-perfume, um tipo de droga inalável muito popular nos carnavais brasileiros na época. A música foi lançada no álbum Rita Lee (também conhecido como Rita Lee & Roberto), que marcou a parceria da cantora com o músico e produtor Roberto de Carvalho, seu marido até hoje. Lança Perfume foi um sucesso não só no Brasil, mas também na Europa e na América Latina. Veja o vídeo: 


3. Erva Venenosa (1983)

Uma versão em português da música Poison Ivy, dos norte-americanos The Coasters, Erva Venenosa é uma divertida sátira às mulheres fatais que seduzem e envenenam os homens. A música foi lançada no álbum Bombom, da banda Rita Lee & Roberto de Carvalho, e se destacou pelo seu ritmo animado e pela sua letra cheia de humor e ironia. Erva Venenosa é uma das músicas mais tocadas nas festas de flashback até hoje. Assista ao vídeo: 


4. Flagra (1982)

Uma das músicas mais emblemáticas da década de 1980 no Brasil, Flagra retrata o cotidiano de uma geração que vivia sob a ditadura militar e que buscava formas de expressar sua identidade e sua resistência. A música foi lançada no álbum Saúde, da banda Rita Lee & Roberto de Carvalho, e se tornou um sucesso instantâneo por sua letra crítica e sarcástica, que faz alusão à censura, à repressão e à violência policial. Flagra também ficou famosa pelo seu clipe inovador, que mostrava imagens reais de protestos e manifestações populares. 


5. Amor e Sexo (2003)

Uma das músicas mais recentes de Rita Lee, Amor e Sexo é uma celebração da sexualidade humana em todas as suas formas e cores. A música foi lançada no álbum Balacobaco, o último de estúdio da cantora até o momento, e se destacou pela sua letra ousada e libertária, que defende o amor livre e o prazer sem culpa. Amor e Sexo também ficou conhecida por ter sido tema de abertura do programa homônimo da Rede Globo, apresentado por Fernanda Lima. Confira o vídeo: 


Esperamos que você tenha gostado deste tributo a Rita Lee, um dos maiores ícones do rock nacional.