“Quando a pesquisadora do Centro de Controle de Doenças, Abby Arcane, retorna à casa em que passou sua infância em Houma, Lousiana, para investigar um vírus mortal transmitido pelo pântano, ela desenvolve um vínculo surpreendente com o cientista Alec Holland – apenas para tê-lo tragicamente tirado dela. Mas enquanto forças poderosas descem a Houma, com a intenção de explorar as misteriosas propriedades do pântano para seus propósitos pessoais, Abby descobrirá que o pântano guarda segredos místicos, tanto horripilantes quanto maravilhosos – e o potencial amor de sua vida pode não estar morto afinal.”
O diretor de Aquaman James Wan, será produtor executivo da série.
O personagem passou por muitas mudanças ao longo dos anos, originalmente começando como um humano, Alec Holland um brilhante cientista, acaba se transformando em um monstro após uma tentativa de assassinato em que Alec explode com seu laboratório e seu corpo é jogado em um pântano da Louisiana. A primeira versão conta que Alec se transformou no monstro por conta da mistura química de seu laboratório e as toxinas do pântano.
Tudo isso foi retrabalhado pelo grande escritor Alan Moore, que transformou a origem do personagem deixando mais mística e tensa ao incluir que um ser elemental absorveu o corpo de Alec quando ele morreu, usando suas memórias para criar um corpo de musgo e aparecia humana, o monstro durante tempos acreditava ser Alec Holland.
Esta não é a primeira vez que o personagem foi adaptado para outras mídias fora dos quadrinhos. Em 1982, o diretor Wes Craven fez um filme que lançou Dick Durock como a criatura titular, Ray Wise como forma humana, bem como Adrienne Barbeau como o interesse amoroso e Louis Jordan como o vilão Arcane. Durock e Jordan retornariam em 1989 para uma sequência de baixo orçamento com Heather Locklear, chamada O retorno do Monstro do Pântano.
Nos anos 90, houve uma série de televisão com Durock continuando no papel principal, mas Mark Lindsey Chapman substituindo Jordan como Anton Arcane.
O personagem foi criado por Len Wein e Bernie Wrightson e apareceu pela primeira vez em House of Secrets # 92 em julho de 1971. O nome do personagem surgiu enquanto Wein andava no metrô, mas não conseguia pensar em um bom nome. Ele se referia a ele como “aquela coisa do pântano em que estou trabalhando”, e no fim ficou Monstro do Pântano mesmo.
Vale lembrar que ao mesmo tempo a Marvel também lançou um personagem no muito semelhante e com o nome de “Homem coisa”.