Após a Disney demitir James Gunn por causa de seus tweets com mais de dez anos atras e de gosto duvidoso, o futuro do Guardiões da galáxia é incerto. Porem inesperadamente um raio de bom senso se mostra através de Drax ou melhor, o ator Dave Bautista.
O interprete de Drax nos cinemas resolveu falar o que pensa e se mostra cada dia mais revoltado com os rumos que a Disney vem tomando em relação ao caso de Gunn. Dave faz duras criticas a Disney e mostra um lado que talvez ninguém esperasse do ator.
Em entrevista para o programa The Jonathan Ross Show, Bautista comentou sobre sua participação no terceiro Guardiões da galáxia:
Eles estão deixando o filme de lado. Está suspenso indefinitivamente. E para ser honesto eu não sei se quero trabalhar para a Disney novamente.
Em outra entrevista Dave disse:
Sei que isso pode possivelmente me custar um emprego que eu adoro, mas ao mesmo tempo é uma questão de integridade e lealdade. Então não vou me segurar por nada, é apenas quem eu sou. Eu na verdade tentei escolher melhor o que ia dizer e como dizer. Eu não necessariamente tenho a intenção de ser desrespeitoso, mas, ao mesmo tempo eu preciso dizer o que passa pela minha cabeça e pelo meu coração. Eu apenas fui honesto.
Se isso me custar o trabalho e minha paciência. Eu penso que você não pode ameaçar um homem pobre com mais pobreza. Eu cresci pobre, eu sei como é. Eu não tenho medo de perder dinheiro, não significa nada para mim. Eu vou lutar no quintal em frente a dez pessoas se eu precisar me sustentar. Não vou ser flexível com minha integridade.
Além dessas declarações o ator vira e mexe dá uma cutucada na empresa através de suas redes sociais, Mas o ponto principal não é se James Gunn volta a dirigir mais filmes da MARVEL ou se é certo ou errado seus tweets antigos, mas sim o posicionamento de Bautista frente o caso.
Em um mundo onde cada vez mais temos injustiças ocorrendo em nome de ideologias sem sentindo e corrupção comendo solta, do nada surge um homem que seu mérito não é apenas de dizer o que pensa, mas o de mostrar lealdade a um companheiro.
Não podemos dizer se a demissão de Gunn foi justa ou não, com certeza seus comentários antigos são extremamente nocivos, mas julgar um homem por seu passado é não levar em conta suas transformações de caráter. Com isso Bautista nos lembra algo que foi esquecido a tempos, a honra e lealdade a um companheiro é mais importante que julgar suas ações pregressas.
Dave Bautista vem do mundo das lutas, foi um atleta de alto nível antes de atuar e com certeza a disciplina e todos os bons conceitos que vem das artes marciais o tornaram um homem melhor e com a capacidade de se colocar na linha de frente para proteger um amigo, mesmo que isso lhe custe o emprego também…
O que ele pensa sobre a posição da Disney?
É bastante nauseante trabalhar para alguém que se coloca ao lado de campanhas lideradas por fascistas.
Podemos pensar que suas atitudes são desastrosas para sua carreira, porém o correto seria aplaudir seu posicionamento. Uma pessoa com caráter não pode se vender por dinheiro ou pela carreira e Dave assim como seu personagem o Drax, se mostra alguém leal as suas convicções e incorruptível a seus ideais pessoais.
Por que Dave defende James Gunn?
Eles estão suspendendo o filme indefinitivamente… Eu tenho um problema, um problema moral e político com o que eles fizeram. Eu tenho sido bastante aberto sobre como me sinto e não tenho medo de admitir. É assim que me sinto. Eu amo James. Ele realmente mudou minha vida, então é algo pessoal também.
Eu tive dificuldades, passei fome por três anos, mal conseguia um emprego. Havia poucas pessoas que acreditavam em mim, mas o James foi a pessoa que realmente mudou o curso da minha vida.
Eu terei mais a dizer em breve, mas por agora o que tenho a dizer é que o James Gunn é um dos seres humanos mais amorosos, carinhosos e de bem que já conheci. Ele é gentil e se importa muito com as pessoas e animais. Ele comete erros. Nós todos cometemos. Eu não estou ok com o que está acontecendo com ele.
Seria fácil Bautista criticar e ir contra Gunn e aceitar as decisões que o estúdio tomou, afastando o diretor de Guardiões da galáxia, mas isso não seria algo moral.
Se Dave Bautista perder tudo com essa briga com a Disney/MARVEL, ainda assim terá o respeito de seus fãs por defender a todo custo seu ponto de vista e a honra de um amigo.