Múmias param o Egito em desfile maravilhoso

·

·

22 múmias egípcias foram retiradas e transportadas do Museu Egípcio do Cairo, onde foi a residência delas por anos, para o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia.

Esse transporte foi acompanhado pela mídia, e o governo fez questão de que os 18 antigos reis e 4 rainhas do Egito antigo tivessem um desfile cheio de pompa e elegância. Com as ruas enfeitadas e cheias de luzes, carreatas de carros ornamentados, súditos ao longo do caminho e até uma orquestra foi montada para o evento.

O desfile com as múmias seguiu a ordem cronológica de cada reinado, começando por Sekenenré Taa, do século 16 a.C., até Ramsés IX, que reinou no século 11 a.C. E teve também o mais famoso rei Egípcio, Ramsés II, que reinou por 67 anos e ficou conhecido por assinar acordo de Kadesh em 1259 a.C. sendo considerado o primeiro tratado de paz da história.

O desfile com cerca de duas horas, pode ser assistido abaixo:

A múmias reais foram transportadas com muito cuidado e em carros especiais com amortecedores e caixas cheias de nitrogênio, para proteger as peças de condições externas, como temperatura, água ou poeira.

O novo museu é todo tecnológico, com slides holográficos e símbolos da escrita egípcia, que lembram túmulos subterrâneos. O local foi criado para misturar o passado com o futuro em uma visitação cheia de requinte e aprendizado sobre história e arqueologia. 


As múmias foram descobertas em 1871 no Vale dos Reis e desde o começo do século passado estavam em pequenas salas no Museu Egípcio.