0%

Comemore o dia do folclore

Leitura:

2 minutos
Hoje dia 22 de agosto é comemorado um dos dias mais importantes para a cultura mundial, o dia do folclore.

No Brasil cultura não é algo muito reconhecido, mas somos um povo com muitas lendas e histórias que permeiam nossas tradições no dia a dia.

Folclore foi um termo criado pelo arqueólogo William John Thoms, que enviou uma carta ao jornal inglês Athenaeum, no dia 22 de agosto de 1846, sugerindo que todo o conjunto de tradições ou “antiguidades” populares poderia ser definido pela palavra “folklore”.

Essa palavra deriva de outras duas, Folk que significa povo e Lore que designa sabedoria e aprendizado. Sendo folklore literalmente a sabedoria do povo.

Por aqui o dia foi oficializado em 1965 através de um decreto federal, afirmando que nossa cultura popular é parte importante dos estudos sociais e antropológicos realizados no país.

Dentro os contos e personagens mais lembrados temos O saci, a mula sem cabeça, o curupira, a Iara e outros tantos 
A famosa festa de Carnaval brasileira
Temos também festas tipicas como o Carnaval, o frevo, o bumba meu boi, as festas juninas e toda uma tradição culinária e religiosa que deriva dos povos indígenas, africanos e europeus com seus mitos e lendas que acabaram por se juntar e geraram nossa cultura brasileira abrangente e miscigenada. 

Nos alimentos possuímos os pratos a base de mandioca e peixes que são os favoritos de diversas regiões do Brasil.
O delicioso acarajé
Temos comidas típicas como o peixe assado, o acarajé, a carne de sol, a feijoada, o tutu de feijão, o pinhão e o churrasco.

Temos danças e músicas de diversas regiões e inclusive nossa arte marcial oficial, a capoeira e o maculelê.
O jogo de capoeira
 O linguista e folclorista Francis Lee Utley diz:

“Sempre que se cante a uma criança uma cantiga de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha, uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças ou na escola; sempre que ditos, provérbios, fábulas, estórias bobas e contos populares sejam reapresentados (…) sempre que uma mãe ensina a filha a costurar, tricotar, fiar, tecer, bordar, fazer uma coberta, trançar um cinto, assar uma torta à moda antiga; sempre que um profissional da aldeia (…) adestre seu aprendiz no uso de instrumentos e lhe mostre como fazer um encaixe e um tarugo para uma junta, como levantar uma casa ou celeiro de madeira, como encordoar um sapato-raqueta de andar na neve (…) aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar novos elementos em seu caminho.”


(Carlos Rodrigues Brandão, apud Francis Lee Utley)


Então porque não aproveitar a data e nos aprofundarmos em nossa cultura popular e valorizar toda essa riqueza brasileira.


Aa-+=