Quem é Shang chi – O mestre do Kung Fu?


Recentemente a Marvel Studios revelou estar desenvolvendo um filme do herói Shang-Chi, O Mestre do Kung Fu. Mas quem é esse super-herói chinês, cujo seu único poder é lutar como o Jack Chan?

Criado em 1973 por Steve Englehart e Jim Starlin, teve sua estréia na revista “Special Marvel Edition # 15”, Shang-Chi foi criado para para explorar o nicho de filmes de artes marciais, que explodiu em plenos anos 70 nos Estados Unidos, vindos a partir de Hong Kong, e em sua maioria estrelando o astro das artes marciais, Bruce Lee.
Vale dizer que grandes heróis da Marvel surgiram dessa forma, sendo inspirados por movimentos populares, culturais e políticos do mundo real. Caso dos X-Men, com os movimentos contra a segregação racial, Luke Cage com a blaxploitation nos cinemas e Punho de ferro, que junto de Shang-Chi tiveram essa influência asiática, muito por causa da série Kung fu com o ator David Carradine e dos filmes de Bruce Lee, como listado antes.


Shang-Chi foi criado pelos asseclas de seu pai para se tornar o maior assassino do mundo, treinado em várias artes marciais para se tornar o Mestre do Kung Fu. 
Depois de aprender sobre os maus caminhos de seu pai, Shang-Chi promete desmantelar o vasto império criminoso de Fu Manchu e usar suas mãos mortais como uma força para o bem. 

Um sucesso instantâneo, o personagem recebeu sua própria série em andamento no ano seguinte, originalmente intitulado “As Mãos de Shang-Chi: Mestre do Kung Fu” . O título continuou até 1983.

No final da série, Shang-Chi finalmente derrotou seu pai e se tornou um pacato pescador em uma vila chinesa. 


Um problema ocorreu com seu maior inimigo, quando a licença da Marvel para o vilão Fu Manchu expirou, a empresa foi forçada a refazer o passado de Shang-Chi, seu pai era agora Zheng Zhu, que tinha usado apenas o codinome de Fu Manchu.

Fu Manchu era um nome vindo dos cinemas e livros, sendo o arquétipo de gênio do crime.

Como o principal especialista em artes marciais na Terra, Shang-Chi usou seus talentos para treinar heróis como o Homem-Aranha e o Capitão América, apesar de não ter nenhum super poder. Através de anos de treinamento intenso, Shang-Chi possui sentidos aguçados, velocidade incrível sendo capaz de se esquivar de tiros e a capacidade de concentrar sua energia interior, ou seu chi, para dar golpes incrivelmente poderosos.


Até um tempo atrás o Mestre do Kung Fu esteve presente em uma das melhores séries da “Marvel Max” e realmente as historias eram muito boas…


Shang-Chi entra no universo cinematográfico da Marvel em um momento claro de fortalecer personagens que anteriormente eram relegados ao segundo escalão, como Pantera Negra e outros heróis pertencentes a outras etnias, que não a americana.

Pantera Negra como sabemos foi o maior sucesso dos últimos anos, então é justo apostar em personagens de outros cantos do mundo, como o oriente. 


Também é uma tentativa de limpar o passado nada glorioso dos quadrinhos, que sempre retrataram chineses, japoneses e outros como meros coadjuvantes ou vilões das histórias, como o Mandarim e a própria origem do Homem de ferro, que se baseava na guerra do Vietnã.

Talvez Shang-Chi não fosse o ideal para ingressar nos cinemas no momento. Mas com Punho de ferro, que com certeza é mais interessante visualmente, porém estando preso a Netflix, Shang-Chi tem sua chance de brilhar na tela grande. 


Com os punhos cerrados esperamos “O mestre do Kung Fu” ansiosamente, para bons filmes com voadoras, chutes e tabuas quebradas!