Seu carrinho está vazio no momento!
Lápis para desenho – A família B
olá!
Hoje iremos mostrar um pouco sobre algo que adoramos, o ato de desenhar.
Para tanto é preciso ter algumas noções sobre materiais e técnicas para podermos iniciar nossos rabiscos.
Tudo começa com saber escolher um bom lápis de desenho.
Beleza, mas qual lápis devo utilizar?
Na verdade temos uma infinidade de diferentes tipos de lápis disponíveis. Primeiro não é preciso gastar uma grana preta para desenhar, na verdade com poucos materiais já é possível começar a se expressar.
Hoje trataremos dos lápis de grafite e desse tipo temos uma escala de dureza bem ampla.
Temos a família H que são os mais duros, a família B que possuem mais macies e maior deposito de grafite no papel e os intermediários ou médios na graduação de dureza dos lápis de desenho que são os lápis F, FG e HB.
![]() |
(escala de dureza dos lápis de grafite, o tipo B são mais macios e deixam mais escuro o desenho, H são claros e duros) |
Mas calma vamos como o famoso “Jack” por partes…
Hoje vamos falar dos mais interessantes e versáteis para o desenho que são os lápis do tipo B
Os lápis do tipo B são mais macios para desenhar, macio é referente a facilidade em depositar grafite no papel. Dessa forma os lápis do tipo B deixam mais grafite tornando o desenho bem escuro com muito mais facilidade, sem que seja necessário passar varias vezes o lápis sobre o papel.
Assim os lápis H são mais duros e sua finalidade é diferente (alguns desenhos necessitam desses lápis mais duros, mas falaremos deles em outra ocasião).
![]() |
(Aqui vemos a escala inteira de lápis, do mais duro como 9H ao mais macio o 9B) |
Para o desenho é interessante utilizar os lápis B, pois facilita apagar o traço o que é importante para a criação, sendo mais orgânica. Aqui vale dizer que no desenho o objetivo é ser o mais solto possível e para tanto o ato de apagar e desenhar e apagar novamente é um hábito constante.
Outra característica dos lápis B, é que após os traçados feitos podemos os utilizar para dar volume aos desenhos, isso através de sombras.
Isso mesmo um desenho deve conter sombras e luz, sendo representadas pela quantidade de grafite no papel, luz é menos grafite, e sombra é um desenho mais escuro.
Dos lápis da família B pessoalmente os que mais utilizamos são os HB que corresponde ao lápis N° 2 escolar, são bem parecidos.
Também utilizamos o 2B, 4B e 6B, dessa forma fazemos os traçados com o HB criando volume com os mais escuros. O 6B é o mais escuro desses da indicação.
Mas por quê não utilizar todos?
Você pode usar todos sim, mas não há a necessidade uma vez que você pode dosar na hora de desenhar o quanto você quer seu desenho mais escuro. Algumas passadas a mais de 2B temos o 3B, ai facilita pular para o 4B, que vira 5B e assim por diante.
Pelos custos elevados de ter todos os lápis, digo quer não é necessário ter todos, mas vai de gosto e do dinheiro que quer investir no início.
Com quatro lápis você já pode começar e treinar e fazer os mais diversos tipos de desenhos, com formas, texturas e luminosidade.
![]() |
(Aqui um desenho com um lápis macio tipo 5B, 6B, podemos ver que com poucas passadas do lápis temos um desenho bem escuro, com volume e sombras) |
Os lápis 6B até o 9B são para áreas mais escuras e maiores, senda mais fácil escurecer os desenhos, e os 2B em diante são mais precisos e não tão escuros, são indicados para fazer detalhes e áreas menores, como riscos mais finos como hachuras.
(Exemplo de hachura) |
Para desenho a mão livre quanto mais solto for seu estilo, mais escuro e macio o lápis deve ser, para que de forma simples você possa expressar no papel seu desenho.
Aqui foi uma pequena dica de lápis para quem curte desenho, se gostaram mande comentários que traremos mais conteúdos sobre o assunto.
Até a próxima dica!…