Homem-Aranha | Descubra tudo sobre Mystério

Com o novo filme do cabeça de teia chegando aos cinemas em “Homem aranha: Longe de casa”, nada mais justo que apresentar alguns pontos sobre o grande vilão ou não do filme, sim estamos falando de Mystério! Um dos vilões clássicos nos quadrinhos do herói aracnídeo.


Estreia nos quadrinhos

Mystério é um dos super-vilões mais importantes do Homem-Aranha. Foi criado por Stan Lee e Steve Ditko e teve sua primeira aparição na revista Amazing Spider-Man #13.

Quem é o Mystério?
Para um vilão que pretende ser misterioso, ele falha miseravelmente e tem seu nome real exposto de forma simples, quando é preso pelo Homem aranha. Quentin Beck era um dublê de filmes, mas que logo se interessou pelos efeitos especiais, tornando-se um dos maiores especialistas em explosões e hologramas. Porém acabou perdendo seu emprego em um estúdio de cinema, e imediatamente Beck decide usar suas habilidades para cometer roubos. Primeiro trabalhando com um dos capangas da gangue do vilão o Consertador. Mais tarde, ele se passou pelo Homem aranha, e cometia crimes para sujar o nome do herói. J. Jonah Jameson adorou a situação e que passou a ter certeza que o Homem-Aranha era realmente uma ameaça mascarada, e estampou e seu jornal sua visão deturpada do amigão da vizinhança. A atuação de Beck era perfeita, tanto que o próprio Peter Parker passou a duvidar de sua sanidade mental, achando que havia desenvolvido uma dupla personalidade que se manifestava enquanto ele dormia.
Para completar a farsa, Quentin criou um uniforme e, adotando o nome de Mystério, se apresentou na redação do Clarim Diário dizendo que atrairia o Aranha para uma armadilha e acabaria de uma vez por todas com a ameaça que ele representava. Mystério ainda disse que iria revelar a identidade do herói para o Clarim, desde que recebesse dinheiro em troca. Até mesmo Peter Parker foi incluído no acordo, já que seria ele o responsável por registrar em fotos o triunfo do vilão. Para a infelicidade de JJ, no entanto, o Homem-Aranha não só derrotou Mystério como ainda conseguiu provar sua inocência no que dizia respeito aos assaltos atribuídos a ele.
Agora atrás das grades, Beck acabou revelando muitos de seus segredos a Daniel Beckhart, um companheiro de cela, fazendo com que este se tornasse o novo Mystério. Mas não durou muito e Quentin Beck reassumiu a identidade de Mystério.

Habilidades e traje
Quentin Beck não possui super poderes, mas ele é um especialista em projetar dispositivos de efeitos especiais e ilusões de palco com muita fumaça e robôs, ele também é um mestre em hipnose e um exímio ilusionista. Beck tem um amplo conhecimento das técnicas de combate corpo-a-corpo apreendidas como dublê, permitindo sem dificuldades que ele se envolva em combate com o Homem-Aranha. 
Com seu traje Mystério pode incluir muitos dispositivos para ajudá-lo em seus crimes. Seu capacete é feito de uma material permite que ele veja tudo, mas as pessoas do lado de fora não conseguem ver seu rosto. O capacete também inclui um suprimento de ar para protegê-lo de seus próprios gases, um sonar para navegar dentro de seu manto de névoa e projetor holográfico para criar ilusões em três dimensões. Suas botas contém molas helicoidais magnéticas que lhe permite saltar muito alto, bem como agarrar as superfícies com sugadores de ar. O traje do Mystério contém bicos nas botas que podem liberar um fluxo constante de fumaça para enganar seus oponentes e ele pode misturar outras substâncias químicas nesta cortinas de fumaça para criar vários efeitos visuais, incluindo um gás que entorpece e inibe o senso de aranha do Homem-Aranha, um gás que causa paralisia por 30 minutos, um abrasivo que corrói as teias do Homem-Aranha e alucinógenos para causar alucinações variadas. Uma combinação dos hipnógenos e alucinógenos, juntamente com seus protetores holográficos. 
Com esse arsenal a sua disposição, Mystério se torna um inimigo poderoso e um dos mais perigosos não somente para o Homem Aranha, mas para outros heróis da Marvel. 

Melhores aparições 
No quadrinho Demolidor: Diabo da Guarda de 1998, Quentin Beck se passa por um velho chamado Nicholas Macabres, que entrega um crucifixo para o Demolidor e o engana fazendo com que o herói sofra alucinações terríveis e tente assassinar um bebê que devia proteger. 
A história termina com a revelação da verdadeira identidade de Macabres, é na verdade o vilão Mystério, que desafia o Demolidor para uma última luta.
Mystério é um dos principais vilões da mini-série Velho Logan de 2009. Durante a história é revelado que o vilão dominou a mente de Logan e o fez assassinar todos os X-Men em um futuro alternativo. O que gerou toda uma era de vilões dominando o planeta e a derrocada dos heróis.