Seu carrinho está vazio no momento!
E agora como fica o MCU?
Vingadores: Ultimato não é um filme, mas talvez um dos maiores eventos da cultura pop de todos os tempos. Nas mãos dos irmãos Joe e Anthony Russo, a Marvel desenvolveu o ponto final em seu universo cinematográfico com 22 filmes sobre super heróis. Agora o que fica é a pergunta, de como será o futuro desse universo daqui pra frente?
***
Daqui em diante você terá spoilers de Vingadores: Ultimato, então continue por sua conta e risco.
Um mundo sem Tony Stark
Nos momentos finais do Ultimato, Tony Stark rouba as seis pedras do infinito da manopla de Thanos e as coloca no punho de sua armadura. Com um estalar de dedos e seu sacrifício final Tony solta pela ultima vez a frase icônica “Eu sou o Homem de Ferro”. Dessa forma Tony transforma em pó todo o exército de Thanos e o totalmente conformado titã.
Assim a vitória vai para os Vingadores que conseguem reverter o estalo do vilão, mas o esforço de usar as pedras é demais para o corpo humano de Tony, que morre após ter sua vingança contra Thanos.
Como isso afeta o MCU: Sem seu astro principal a Marvel vai rebolar para manter o interesse dos fãs em seus próximos filmes. A verdade é que Robert Downey Jr foi o responsável pelo sucesso do MCU, sem ele talvez Homem de ferro lá em 2008 não fosse o que foi. Com sua atuação e personalidade o ator remodelou o personagem dos quadrinhos, que por sinal nunca teve essa relevância todo nas Hq´s.
Outro fato é que a grande maioria dos filmes da Marvel não são grandes filmes, a maior parte é na verdade mediano e serviram mais para apoiar os vingadores e contar a história da saga do infinito no cinema, do que qualquer outra coisa.
Sem Tony o MCU perde um dos seus maiores gênios científicos, mas por outro lado as indústrias Stark ainda existem e a tecnologia das armaduras também. Nada impede que a filha de Tony realmente se torne uma heroína no futuro. O fato é que seja o Máquina de combate, a resgate de Pepper Potts ou a filha de Tony, um novo Homem de ferro sempre existirá. Ou quem sabe até mesmo Robert Downey Jr volte no futuro. Talvez como uma inteligencia artificial ou ressuscitado de alguma forma bizarra. Lembre-se que no mundo dos heróis ninguém permanece morto por muito tempo mesmo…
O Falcão é o novo Capitão América
Após Steve Rogers voltar no tempo e ter sua dança eterna com Peggy Carter lá na década de 1970, O Capitão finalmente se aposenta e passa o escudo para ninguém menos que Sam Wilson, o Falcão.
Como isso afeta o MCU: Steve Rogers tem sido o ideal de herói desde Capitão América: O Primeiro Vingador. Agora que ele está fora de cena, o universo dos Vingadores terá que se reinventar e com um novo Capitão América. Sam Wilson é um homem muito diferente de Steve Rogers, ele é um soldado, mas moldado por uma guerra diferente, em um tempo diferente e com ideias diferentes. Sam não tem o soro do super-soldado correndo por suas veias. Ele não é apenas um Capitão América diferente, ele é um Capitão América inteiramente humano e talvez faça coisas que Steve não faria, e isso pode ser bem interessante para um novo Capitão América.
Viúva Negra: Uma alma pela outra
Durante o filme e após um batalha entre o Gavião arqueiro (Ronin) e Viúva negra, Natasha se joga do penhasco em Vormir, completando o acordo indicado pelo caveira vermelha, de uma alma por outra alma que a Pedra do Infinito requer. Com sua morte aparentemente irreversível o futuro é incerto para a personagem.
Como isso afeta o MCU: O filme solo da Viúva Negra está em desenvolvimento e terá filmagens ainda em 2019. Talvez o filme conte a origem da Viúva negra, mostre o que ocorreu em Budapeste e sua relação com Clint Barton. Mas talvez seja uma grande pegadinha e o filme traga a personagem de volta a vida. Claro que uma agente secreta tem algumas cartas na manga ainda, e se ela enganou até mesmo o Loki, porque não a morte também…
Thor é um sedentário guardião da galáxia
Claramente, o desenvolvimento mais importante em Vingadores: Ultimato é o arco do Thor. Desde Ragnarok e Guerra infinita o personagem teve um amadurecimento, passando de um herói que se espelhava em seu pai, Odin e passando a seguir seu próprio caminho, agora realmente o deus do trovão.
Como isso afeta o MCU: Deixando seu papel de protetor da terra e a bordo da Benatar, aparentemente se unindo aos Guardiões da Galáxia, Thor é um aventureiro espacial e isso muda tudo sobre o personagem. Será que ele será um guardião da galáxia ou isso é um indicativo de que talvez Thor seja o responsável por abrir ainda mais o universo espacial do MCU. Seria realmente legal ver ele se deparando com o Surfista prateado e até mesmo Bill Raio Beta em suas andanças pelo espaço infinito.
O universo agora é maior
Definitivamente nada será como antes agora que os Vingadores limparam a bagunça feita por Thanos, mas isso também criou outros problemas. Com a viagem no tempo nada é permanente no MCU, tudo pode ser feito e desfeito com essa desculpa, mas também abre precedente para a chegada de heróis como os X-men e Quarteto fantástico. Agora que são novamente propriedades da Marvel, esses heróis podem ser conectados facilmente através do recurso das linhas temporais.
O quarteto pode ser integrado com o reino quântico, o que poderia explicar os poderes bizarros da família de cientistas, algo que se relaciona muito bem com o grupo do Homem formiga, que tem essa questão em aberto com relação aos poderes ainda não explicados da Vespa original.
Também outros heróis surgem após a ameaça de Thanos, como o surgimento do Nova, a Mulher Hulk, uma nova versão dos Inumanos, os X-men e talvez até mesmo uma versão da costa oeste dos Vingadores. Ainda existe a possibilidade deixada no ar durante o longa, em que provavelmente teremos em breve o príncipe submarino, Namor aparecendo. Se a Marvel quiser competir realmente com a DC nos cinemas, nada melhor que um Rei do mar para combater outro.
E o Visão?
Bom o Visão continua morto, mas como um ser artificial ele certamente voltará a vida, talvez tudo o que aconteceu em Ultimato seja uma grande piada e todos os mortos voltem em breve. Apesar dos altos salários dos atores, é difícil imaginar um universo da Marvel sem Tony Stark e companhia.
Devemos lembrar que em breve Visão, Wanda, Loki, Gavião arqueiro, Falcão e o soldado invernal terão sua próprias séries no Disney + e os acontecimentos de Vingadores: Ultimato não sejam tão definitivos assim…