Cavaleiros do zodíaco: Episódio G

·

·

, , ,


Os cavaleiros do zodíaco é uma série maravilhosa em muitos aspectos, e quem curte realmente CDZ pode listar todos. Mas devemos combinar que muito disso é por causa do anime que mesmo hoje tem um refinamento em sua animação que poucos possuem, além da ação e violência que são um charme especial. Tudo isso somado a um enredo bastante original e inspirado na mitologia grega e no zodíaco, temos uma obra que conquista jovens até hoje.

O traço de Masami Kurumada não é dos melhores e quando lemos o mangá o fã que está acostumado a ver o anime pode sentir um certo desconforto em ver todos os personagens com o mesmo rosto. Um estilo de desenho quase que infantil de tão simplista não é o bastante para apagar a bela narrativa que Kurumada conta em sua páginas pretas e brancas.

Mas cavaleiros se tornou maior que o próprio autor e era apenas questão de tempo para que houvesse uma expansão no universo de Saint Seya.

Saga de gêmeos, podemos ver o detalhamento da armadura

No ano de 2002 Kurumada resolveu abrir a mão e deixar que seus filhos percorressem novas escadarias, assim nós recebemos um presente inesperado, um novo mangá de cavaleiros. 
Um mangá bem diferente do original, com desenhos infinitamente melhores e uma história totalmente inédita, recebemos Cavaleiros do zodíaco: Episódio G.

Sua história acontece sete anos antes dos acontecimentos do mangá original e seis anos após a morte do Cavaleiro de Ouro Aiolos de Sagitário
Agora acompanhamos seu irmão Aiolia, de Leão como protagonista da série. Na aventura, os lendários Titãs são trazidos de volta à vida com a missão de recuperar a terra, e os Cavaleiros de Ouro são enviados pelo santuário para impedi-los e proteger os humanos. 

Episódio G tem esse nome devido o foco agora serem os cavaleiros de ouro, G vem de gold em inglês.

Esta nova série de mangá é escrita por Masami Kurumada e desenhada por Megumu Okada. Os capítulos foram publicados na revista japonesa Champion RED, tendo vinte volumes ao todo, foi finalizado em 2013.

Aiolos com a armadura de sagitário no traço de Megumu Okada

Um desenho melhor

Com desenhos muito mais elaborados. Nas armaduras é possível observar um número excessivo de adornos e figuras. Nas cenas de luta existem uma grande quantidade de objetos, fagulhas e movimentos que acontecem simultaneamente, cheio de texturas, linhas e efeitos gráficos de luz impactantes, que são um show visual e que foi um verdadeiro trabalho para Okada, e por isso o mangá durou onze anos e com diversos hiatos nesse meio tempo.


Vale lembrar que embora seja um grande mangá, muitos fãs torcem o nariz para ele devido á algumas alterações que ocorreram na trama e que afeta a saga original, mas vale dizer também que foi responsável por nos abrir caminho para outra saga e essa sem questionamentos, The lost canvas.

Sem episódio G, estaríamos confinados as aventuras de Seya apenas, sem expansões nesse universo fantástico, com deuses, guerreiros em armaduras sagradas e poderes descomunais. Uma vez que muito do estilo e fluidez narrativa de Lost canvas é inspirado em episódio G. 

Episódio G é repleta de referencias a outras mitologias que invadem a história como a Egípcia e seus soldados de fogo!

Os personagens possuem todos traços mais andróginos. Todos os personagens apresentam corpos mais alongados e finos, tornando difícil a separação entre “Homem e Mulher”, até mesmo para os personagens. No primeiro Mangá Aiolia se assusta ao ver que seu assistente era na verdade uma mulher por baixo do manto.

Aiolia de leão

A história

Episódio G começa com Saga de Gêmeos tentando assassinar a reencarnação da deusa Athena, agora apenas um bebê. Aiolos surge para impedi-lo, salvando a criança e fugindo com ela em seus braços. 

Aiolos de sagitário é acusado do crime, sendo perseguido e morto por Shura, o Cavaleiro de Ouro de Capricórnio.

Aiolia, cresce no santuário e sempre á sombra do irmão, sendo execrado por todos, por ser irmão de uma traidor. Fato esse que só aumenta seu desejo de vingar a imagem do irmão e consequentemente seu próprio poder.

Os seres mitológicos conhecidos como Titãs, mais antigos que Zeus, são libertados de sua prisão e lutam contra os cavaleiros de ouro para conseguir a arma de seu líder o Titã Kronos, que está lacrada no santuário, aos pés da estátua de Athena

Aiolia é o “homem do mau presságio”. Aquele que está destinado a libertar Kronos, pois domina o poder do único elemento natural que o deus do tempo não possui, o poder do relâmpago.

Assim vamos acompanhando Aiolia em sua jornada para derrotar os deuses e libertar todo seu real poder, que o colocará entre os mais poderosos guerreiros de Athena

Cavaleiros do zodíaco: Episódio G, é um quadrinho fantástico que vale a pena ser lido e conta com enredo e ilustrações incríveis. Pode ser um pouco difícil de achar, mas ainda podemos encontrar em sebos, na Amazon, em algumas livrarias e talvez um relançamento aconteça em breve.

Os doze cavaleiros de ouro em Episódio G
Também existe uma outra história nesse universo, não é exatamente uma continuação, mas se passa em um futuro alternativo onde o foco é Shura de capricórnio, e este deve exterminar um inimigo do santuário com poderes além da imaginação.

Cavaleiros do zodíaco: Episódio G – Assassino, que está em andamento no Japão.