10 curiosidades sobre o corpo do Wolverine

Desde sua primeira aparição na ultima pagina em, The Incredible Hulk # 180, de 1974 escrito e desenhado por Len Wein e Herb Trimpe, Wolverine capturou a imaginação dos leitores. Um mutante com o poder de curar rapidamente suas feridas, com habilidades sobre humanas como olfato e demais sentidos aguçados devido sua mutação e ainda foram reforçadas por um esqueleto de adamantium inquebrável e longas garras de metal.

O baixinho Canadense trabalhou com os X-Men, os Vingadoress e a Tropa Alpha, ao mesmo tempo em que fez sucesso em filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos. Wolverine é o melhor no que faz, e ele faz muita coisa…

Veja 10 coisas legais sobre o corpo mutante desse X-Men:

10 Garras de osso

As garras de Wolverine são cobertas de adamantium que as torna ultra-afiadas e também inquebráveis. No entanto, houve um tempo em que ele perdeu seu adamantium por conta de Magneto e acabamos descobrindo que suas garras eram feitas de osso, e não de metal como se imaginava. As versões ósseas não são tão resistentes, mas são armas perigosas nas mãos de alguém tão letal como Logan.

9 Fator de cura
Indiscutivelmente o maior poder de Wolverine é sua capacidade de se curar rapidamente. É o que torna possível unirem o adamantium a seu esqueleto e conseguir sobreviver a cirurgia. De fato, sua regeneração é o que o faz quase imortal e por isso ele consegue enfrentar sem medo todos os vilões do universo Marvel. Com esse poder ele consegue se manter jovem apesar de já ter bastante idade.
Mas absurdos acontecem e por exemplo, em 2007 um mutante chamado Nitro queimou Wolverine até o osso, mas Logan regenerou toda a sua carne novamente. Em 2004 Wolverine luta contra uma equipe de clones ciborgues que detonam uma bomba nuclear, mas Logan sobrevive em uma pequena cratera sem um arranhão. Em 1987 seu corpo inteiro se regenerou magicamente de uma única gota de sangue.


8 Peso pesado

De acordo com estatísticas oficiais da Marvel, o super-herói canadense pesa quase trezentos quilos. Como vimos nos quadrinhos, ele é praticamente todo o músculo, então o que aumenta o seu peso é todo o metal em seu esqueleto.

Todo o esqueleto de Wolverine é reforçado com o adamantium, o que tornam seus ossos quase impossíveis de quebrar, mas também acrescenta mais de cem quilos a eles. Geralmente não é um problema porque ele tem super força e resistência para carregar o esqueleto, mas significa que ele afunda facilmente na água e que Logan não seria capaz de se mover se não fosse por sua mutação.

7 Barreiras mentais
A carne de Wolverine recebe muito crédito por curar rapidamente e seus ossos por serem ininterruptos, mas seu cérebro também é bastante complicado. Não só cura tão rapidamente quanto o resto dele, mas também tem barreiras psíquicas que impedem telepatas de atacá-lo.

Em parte, a proteção vem do que ele chama de “tecido cicatricial mental” de todo o trauma pelo qual passou, que são cicatrizes formadas em seu cérebro devido as pancadas que tomou durante toda sua longa vida. Wolverine também teve ajuda do professor Charles Xavier, que colocou escudos mentais no cérebro de Logan, a fim de protege-lo de suas memórias confusas.

O resultado é que ninguém consegue controlar a mente de Logan, nem mesmo os mais poderosos mutantes com poder mental como Emma Frost, Jean ou mesmo o próprio professor X.

6 Sentidos aguçados
Um dos poderes menos mencionados de Wolverine é o aumento dos sentidos de visão, audição e olfato. Todos os três estão muito acima dos de um ser humano normal. Esse poder torna-o mais animalesco e também um melhor caçador, porque ele pode rastrear as pessoas pelo seu cheiro, mesmo quando elas estão longe, e ele pode ouvir o menor sussurro. Seus sentidos também têm algumas habilidades menos conhecidas.

Por exemplo, ele pode ver na escuridão como alguns animais também fazem e através de grandes distâncias. Sua audição aumentada faz dele um detector de mentiras natural, já que ele pode ouvir os batimentos cardíacos acelerarem ou desacelerarem se eles mentirem. Ele também pode caçar inimigos mutantes que mudam de forma, como Mística, porque eles podem mudar sua aparência, mas não seu cheiro, então Wolverine pode detectá-los facilmente.


5 Super força
Wolverine usa suas garras para cortar partes do corpo, madeira e metal, mas a questão é como? Afinal de contas, suas garras podem ser super-fortes, mas ainda precisaria de muito trabalho para cortar o titânio sólido. Seu esqueleto de adamantium também acrescenta mais de 100 kg ao seu corpo, que o deixaria incapaz de se mover normalmente. É por isso que vamos falar sobre o poder menos conhecido do Wolverine, super-força.

Em parte, sua força vem de seus músculos tendo que trabalhar dobrado para suportar seu peso extra, mas parte da super força parece ser parte integrante de sua mutação. Muitas vezes ele quebra correntes de aço, levanta homens adultos por cima da cabeça, mas o fato de poder enfiar suas garras em paredes de aço e cortá-las como manteiga é o melhor exemplo de sua força muscular.

4 Cabelo e pelos
Com seu fator de cura acelerado, Wolverine tem um inconveniente que faz a alegria de todo cabeleireiro seu pelos corporais crescem muito mais rápido que os de uma pessoa comum. Quando seu fator de cura é necessário para curar suas feridas os pelos e cabelos acabam crescendo. Então se seu corpo sofre algum estresse regenerativo Logan fica mais cabeludo.

3 Não pode ser infectado
 Depois de décadas de segredo, nós finalmente descobrimos a origem de Wolverine, onde vimos um jovem doente cujos poderes se manifestavam ao ver seu pai morto. A partir de então, seu fator de cura o manteve saudável, impedindo-o de ser infectado por bactérias ou vírus.
Em 1982, Uncanny X-Men # 155 (Chris Claremont, Dave Cockrum), ele enfrentou uma raça alienígena de parasitas chamada Brood, mas eles não conseguiram infectá-lo. 

2 Saúde infinita
Além de matar coisas vivas, Wolverine gosta de duas coisas. Fumar e beber. Nenhum deles é um bom hábito e teria consequências letais se não fosse pelo seu incrível fator de cura. Ele cura qualquer dano que tenha sido causado ao seu corpo, o que é bom em um caso e ruim no outro.

Fumar normalmente danifica os pulmões de Logan e causa câncer, mas ele cura tudo antes de terminar de exalar a fumaça. Quanto à bebida, ele obviamente tem um fígado e ele se cura rapidamente e pode processar qualquer toxina como o álcool, mas isso na verdade é um problema para ele. Porque ficar bêbado é realmente apenas uma forma de envenenamento, Wolverine não consegue ter sua consciência alterada por bebida ou droga nenhuma. Na verdade, uma noite comum de bebida para Logan mataria um ser humano normal.

Conseguir beber e não ficar bêbado é sim o maior beneficio de seu poder…

1 Jovem ainda
O fator de cura do Wolverine não apenas faz a pele crescer quando é queimada. Também retarda seu envelhecimento e o mantém vivo e saudável por centenas de anos. Enquanto sua idade real foi mantida vaga pela Marvel por um longo tempo para evitar que os escritores fossem amarrados, acabou sendo explicado que ele nasceu no final da década de 1880. Isso significa que ele tem mais de cem anos.

Ao longo do caminho, Wolverine teve aventuras incríveis lutando na Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e como um agente secreto para a inteligência canadense. Ele também conheceu outros heróis da Marvel como o Nick Fury, Comando selvagem e Capitão América, quando esses estavam no começo de suas carreiras.